A Educação em primeiro lugar

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Biografia do Patrono da EMEF.BEL MARIO MOURA E ALBUQUERQUE

História do Patrono da :
EMEF.BEL MARIO MOURA E ALBUQUERQUE


Procurador da justiça ,Mario Moura Tobias e Albuquerque nasceu em Santa Cruz das Palmeiras(SP),em 03 de dezembro de 1904,filho de Antonio Martiniano e Albuquerque e de D.maria Cardoso das Dores de Moura Albuquerque.Foi casado com Dulce Botelho Moura e Albuquerque.Faleceu em 4 de Abril de 1967,aos 62 anos ,em São Paulo.
Cursou Humanidades no Colégio São bento e Anglo -Latino ,em SP.
Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco,em 1927.Ingressou logo a seguir,no Ministério Público do Estado de São Paulo.Na sua brilhante carreira,passou pelas promotorias de Descalvado,Araraquara,Bauru e Itapetinga,todas no interior do Estado.
O jovem promotor público trocava,então ,a pena pelo fuzil,manejando este com a mesma segurança e desassombro que manejava aquela.N a revolução Constitucionalista de 1932,tomou parte ativa,ingressando no batalhão Voluntário de Itapetininga,combatendo em três frentes.Apelidaram-no ,com justiça,não só em atenção aos traços físicos,mas também nos traços morais,de Churchill do Ministério Público de São Paulo.
Em 1936,foi comissionado na 1ª Promotoria da capital,destacando-se como vigoroso tribuno no Tribunal do Juri.Em 1946,foi nomeado para o cargo de subprocurador geral do estado.
Em 1956,no governo Jânio Quadros,ascendeu como procurador geral à chefia do Ministério Público,permanecendo no exercício desse cargo até abril de 1957.De agosto de 1964 a novembro de 1965,assumiu pela segunda vez ,a Procuradoria Geral.
Já em 1959,havia sido eleito Corregedor do Ministério Público,cargo que ocupou,por reeleição,até 1968.
Quando procurador geral,enviou à Assembléia Legislativa projeto de lei,concedendo pensão às viúvas,o que foi unanimamente aprovado.
Sempre apoiado pela maioria dos promotores de primeira instância,fez parte,até sua morte,do Conselho Superior do Ministério Público.Foi membro do Conselho Penitenciário do estado e professor de Criminalística da Escola de Polícia de São Paulo.Fundador da Revista Justitia e da Associação Paulista do Ministério Público,presidiu com destaque,essa entidade de sua classe.
O seu passamento ocorreu inesperadamente quando aguardava uma possível nomeação,pela terceira vez,ao cargo de procurador geral da justiça.Havia sido indicado dias antes pelo governador Abreu Sodré, em lista tríplice,organizada pelo Colégio dos Procuradores da Justiça


Curiosidade:
De acordo com o ato 3.206,em  1956 recebeu o nome de: ESCOLA MISTA DE VILA TUPARAQUERA.

De acordo com o ato 8.146 ,em 1969 recebeu o nome de :EMEF.MARIO MOURA E ALBUQUERQUE,BEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário